Lavoura Agreste: A História de um Homem Bom

Autor: Claudio Bueno da Silva

Mythos Editora

Neste romance, temos um exemplo de como é possível se dedicar ao próximo e renunciar voluntariamente à própria personalidade sem com isso se sentir infeliz. Consciente do seu lugar no mundo e com uma noção exata da vida, Emílio, o personagem principal, procura melhorar o meio onde vive usando as maneiras que julga mais corretas: as lições do Evangelho de Jesus. Trabalhando pelo semelhante, constrói a própria felicidade.

A suave e pacífica influência que exerce sobre seus irmãos sertanejos nasce da força de conhecer os mecanismos da Lei de Causa e Efeito, base da justiça de Deus, associada ao sentimento do amor cristão.

Emílio não passou pela vida - viveu. Amparado pelos argumentos sensatos, fraternos e de teor universal do Espiritismo, ele não tentou convencer, com suas lições, os seus pares. Apenas os orientou e deu exemplos de vida, certo de que a colheita de cada pessoa tem o seu tempo certo - mas certo também de que, para isso, é preciso saber plantar.

Foi assim que o jovem Emílio aplicou seu tempo e suas forças, dedicando-se à causa dos nordestinos. E, com a autoridade de quem também passou estas mesmas agruras por que seus irmãos passaram, distribuiu entre eles as sementes e os apetrechos para iniciarem a lavoura.