Dores da alma

Domingo, 25 Novembro 2018 14:12

Por Agnaldo Paviani

"No deserto do mundo a única terra fértil é o coração do homem". Dom Hélder Câmara

· Amou incondicionalmente e não foi correspondido, em razão disso se zangou. Então esse amor não era tão verdadeiro assim, porque o amor incondicional não espera retribuição.

· Lutar pelas coisas, principalmente por justiça é um direito e um dever. Entretanto pode-se adoecer física e espiritualmente a depender da carga emocional que se empregar para lutar. Lutar por justiça é saudável, mas quando se luta por justiça sentindo raiva, corre-se risco de adoecer.

· Quem mata por amor é portador de qualquer outro sentimento, menos amor, porque o amor liberta e plenifica. Quem, por exemplo, diz amar loucamente e tem crises de ciúme é, em verdade, uma criatura doente.

· O que se enxerga tem muito haver com o foco de atenção.

· Pode-se afirmar que acontecimentos ruins ou bons que ocorrem na vida estão "conectados" ao modo de se interpretar a vida.

A verdade é que sabemos muito pouco sobre nós mesmos. Em razão disto, muitas dores que consideramos do corpo são, na verdade da alma.

· Podemos ter uma dor de estomago de "tanto engolir sapos", ou seja, porque "vamos empurrando tudo para dentro" e, com certeza, sentiremos dor.

· A diarreia pode ser consequência de um estado emocional alterado.

· Às vezes nosso acido úrico elevado tem haver com a inveja que sentimos de alguém.

· Dor do peito pode ser fruto de angústia que carregamos há muito tempo.

· Dor no corpo pode ser consequência de nossa depressão.

· Algumas cataratas são provenientes da forma como vemos o mundo.

Em qualquer dessas situações, procure um bom médico e, claro, faça exames e cuide do corpo.

Portanto, está mais do que na hora de entendermos que somos corpo-espírito e, não tão somente o corpo.

A dor ou infecção de um órgão pode ser apenas um efeito. Ou seja, a ciência não pode - pelo menos não poderia - analisar um órgão separadamente. Há dores ou problemas que são reflexos. Reflexos de problema em outros órgãos, ou, possivelmente reflexos de problemas no

Espírito. Muitas dores na alma repercutem no corpo físico.

Podemos adoecer do corpo:

Se nos permitirmos o auto abandono;

Se nos sentirmos esmagados pela culpa e pelo remorso;

Se tivermos diariamente explosões de cólera;

Se não tivermos bons hábitos mentais:

Se formos ciumentos e invejosos.

Certa vez atendi na Instituição em que trabalho, espiritualmente falando, uma senhora que tinha câncer na garganta. Como o caso era grave, pedi ajuda a um "amigo espiritual".

Ao senti-lo próximo, estabeleci com ele o seguinte diálogo:

- A doença que ela sofre tem a ver com carma?

- Não, para esta encarnação não havia nenhuma programação nesse sentido.

- Acaso ela é fumante e o cigarro provocou essa doença?

- Naturalmente o cigarro pode causar esse tipo de câncer, mas não é o caso dela.

- Trata- se de algo hereditário?

- Não, porque a hereditariedade está submetida a questões cármicas.

- Então por que isso aconteceu com ela?

- Resultado de anos de maledicência. Nossa irmã habituou-se de tal maneira a falar mal dos outros que atraiu para si, ao longo do tempo, essa enfermidade.

Caros irmãos, com certeza não podemos generalizar. Cada caso é um caso. Que essa narrativa nos deixe ALERTA, considerando os efeitos da qualidade da vibração de nossos sentimentos, pensamentos e ações.

Certa vez um "amigo espiritual" afirmou:

"Em termos de DOENÇAS DA ALMA, somos portadores do câncer do egoísmo e, durante toda a vida, deveremos ser submetidos à quimioterapia do amor e à radioterapia da caridade."

______________________________________________

Artigo baseado no livro Respire… Conte até Dez de Agnaldo Paviani, Editora Sintonia.

O leitor encontra as obras do autor na Mundo Maior Editora e Distribuidora:http://www.mundomaior.com.br ou pelo telefone: (11) 4964-4700