Um pouco de química no Espiritismo

Domingo, 25 Novembro 2018 14:09





Por: Roosevelt Tiago

É de conhecimento de todos, que algumas misturas são perigosas, muitas até explosivas, como exemplo: pólvora, álcool e fogo, ou então alguns ácidos e fluidos e poderíamos fazer uma lista relativamente longa, de elementos que devem ser mantidos longe, um dos outros.

Contudo, temos que reconhecer que os efeitos dessas junções, algumas vezes, são positivos, como exemplo, temos explosões que abrem estradas, extraem minérios entre muitas outras utilidades.

Do ponto de vista moral e espiritual, semelhante situação acontece, algumas misturas são perigosas e podem provocar transformações sem fim...

 

Entre essas misturas, podemos citar: Trabalho sério + Confiança em Deus. O resultado desses elementos podem provocar modificações gigantescas em nossa vida.

Doses elevadas desses elementos, transformam qualquer coisa, independente da situação atual, nunca mais serão a mesma coisa, se submetida a presença dessa mistura. 

O que você deseja adquirir ou eliminar? Quer falar melhor, emagrecer, engordar, prosperar, ganhar saúde, vencer vícios, aprender ofícios, conseguir emprego, montar uma empresa, viajar, vencer medos, ser melhor... pouco importa!

Se essas situações forem submetidas às influências dessa mistura, certamente podem ser adquiridas com mais ou menos tempo, depende da quantidade de cada elemento utilizado.

Falando um pouco de cada um desses elementos, para que os utilizemos com cuidado, destacamos particularidades de cada um deles:

Trabalho Sério – Esse elemento é definido como sendo uma força constante e direcionada, sem distrações que lhe furtem o foco. Trabalho é uma atividade útil e que pede disciplina e comprometimento, para que se torne sério. Não compreende planos impensados, feitos sem reflexão e respeitando o tempo de cada realização. Deve sempre ter objetivos claros e metas possíveis de serem alcançadas, para que não falte motivação.

Confiança em Deus – Esse item é determinante nessa mistura e está representado pela certeza do amparo nos piores momentos da vida. Observando a vida de forma ampla, entendemos que se o macro obedece a movimentos de inteligência, o micro não poderia estar desamparado. Para os momentos de facilidades e trégua, não é necessário confiança na Soberania Divina, afinal, tudo vai bem... Mas quando a angústia nos visita e a injustiça acontece, se mantemos a confiança, temos o mais alto teor desse elemento, muito poderoso.

Lançamos um livro chamado: “Nada resiste ao Trabalho” cuja temática cintila em torno dessa reflexão, onde destacamos as infinitas possibilidades do Espírito, na solução de suas dificuldades e obstáculos, desde que algumas questões sejam observadas.

É desta forma, que quando desistimos de algo ou alguma coisa, o que na verdade nos faltou foi vontade real de ter essa aquisição, pois para nosso desenvolvimento, a vida, algumas vezes, dificulta em tudo que pode nossa caminhada, para ganharmos resistência.

É desta maneira, que as amarguras de hoje, serão os louros a coroar de êxito, as imortais conquistas do amanhã, afinal, nada resiste ao trabalho!